

Artigo especial para versão impressa revista Saúde — Você tem um plano de beleza?
O médico dermatologista é o profissional capacitado para cuidar de você e fazer o seu plano.
Considero a primeira consulta com o dermatologista uma das mais importantes para o planejamento dos cuidados diários que serão feitos em casa, e os possíveis tratamentos que serão feitos pelo médico na clínica.
Cada paciente tem um objetivo quando pensa em sua pele: rejuvenescimento, correção de cicatriz de acne, melhorar os poros dilatados, amenizar rugas, preenchimento de sulcos que incomodam, tratamento da flacidez, ou, simplesmente melhorar o viço e a manutenção da pele - sempre saudável.
Em um bom planejamento, fazemos uma anamnese (entrevista) e identificamos o que incomoda o paciente bem como suas intensões de melhoria. Além disso, mostramos tecnicamente os possíveis tratamentos e identificamos situações onde não se sabia ser um problema.
No nosso Plano de Beleza montamos uma rotina individualizada, com os produtos que serão utilizados diariamente e programamos os tratamentos que serão feitos: tanto para a parte interna e estrutural da pele, quanto para a parte externa.
Quando pensamos em injetáveis, o objetivo é que o paciente conheça os diferentes produtos e sua aplicabilidade, ou seja, para que servem de fato. Mostramos que em certos locais do rosto podemos aplicar a toxina botulínica (Botox), ou o preenchimento com ácido hialurônico, com o número de seringas necessárias para o lifting líquido, ou ainda a abordagem com bioestimuladores.
Da mesma forma explicamos sobre quais procedimentos serão indicados para o tratamento externo da pele: tipos e aplicações do laser, peelings, microagulhamento elétrico (Nanopore), dermoabrasão, dentre outros. Sempre organizando o número de sessões e intervalos entre elas, e já prevendo a manutenção.
Com esse Plano de Beleza o paciente pode se organizar tanto do ponto de vista de agenda quanto financeiramente, sabendo como e quando irá alcançar os objetivos desejados.