DaDerm | Fora Mosquito! Cuide-se.

Artigo especial para versão impressa revista Saúde — Microagulhamento

Microagulhamento, Indução da formação de colágeno.

A terapia por indução percutânea de colágeno ou microagulhamento é uma técnica minimamente invasiva conhecida popularmente como "roller", ou comumente utiliza-se nomes de marcas de aparelhos para designar a técnica. O aparelho é formado por uma haste, ao qual se acopla um cilindro com microagulhas que realizam pequenas perfurações na pele com o objetivo de estimular colágeno, resultando numa pele mais firme, rejuvenescida e de aspecto saudável.

Os princípios básicos de ação do microagulhamento são estímulo da regeneração celular por meio do processo de cicatrização, proliferação de células-tronco e estímulo da síntese de elastina, da produção de colágeno e da proliferação de vasos sanguíneos. As micro lesões provocadas desencadearão uma cascata inflamatória, e posteriormente o processo de reparação da pele ao qual os fibroblastos produzirão mais colágeno para tentar recompor aquele tecido que foi lesionado.

Para o procedimento utiliza-se anestesia tópica e resfriamento da pele, o que torna o procedimento bem tolerável.

Os resultados aparecem após dois a três meses, pois a formação de novo colágeno é um processo lento. São realizadas em média, de 3 a 6 sessões, com intervalo de 4 a 6 semanas entre elas, para observação dos resultados.

O microagulhamento é indicado no manejo das cicatrizes de acne, de queimadura e cicatrizes cirúrgica, além do tratamento de estrias. Melhora a textura da pele, os poros dilatados e restaura a firmeza cutânea nos estágios iniciais do envelhecimento facial.

Muito indicado no tratamento do melasma, promove uma pele mais lisa e homogênea, clareia as manchas e promove rejuvenescimento.

Outro emprego atual é para auxiliar na deposição de substâncias terapêuticas nas camadas mais profundas da pele através dos microcanais formados, excelentes para permeação de ativos, procedimento chamado de "drug delivery". Após o microagulhamento é aplicado na pele substâncias como fatores de crescimento, vitamina C, ácido hialurônico e outros ativos que vão ter melhor penetração.

Esta técnica também é utilizada no couro cabeludo para estimular o crescimento dos cabelos e neste local o "drug delivery" traz muitos benefícios à terapia capilar.

Após o procedimento a recuperação é rápida usando somente filtro solar e regeneradores cutâneos, sem necessidade de afastamento do trabalho e convívio social.

Importância da hidratação

Por: Dra. Daniela Ferro Farias

Gostou? Compartilhe este conteúdo

Comente este post!

DADERM DERMATOLOGIA © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Website by Melhor Alcance