DaDerm | Cuidados com a higiene da pele

Cuidados com a higiene da pele.

Manter uma pele sempre limpa e saudável pode ser um desafio em tempos de poluição e exposição solar cada vez mais perigosa. Mas qual a importância de mantermos nossa pele limpa?

Ao longo do dia, diversas impurezas são depositadas sobre a pele: partículas de poluição, suor, bactérias, resíduos de maquiagem, cremes e outros cosméticos, além das células mortas e secreções produzidas pelo próprio corpo.

A não eliminação das impurezas acumuladas na pele pode levar à obstrução dos poros e ao surgimento de cravos, espinhas e miliuns (pequenas bolinhas de sebo), favorecendo também a oleosidade. Além disso, a limpeza possibilita a correta renovação celular, estimulando a circulação superficial da pele e permitindo a melhor absorção de produtos para o tratamento cutâneo.

A falta de higiene deixa a pele opaca e sem vida, dificulta a ação dos dermocosméticos e acelera o processo de envelhecimento.

Vamos começar pelo sabonete: Não existe um sabonete ideal para todas as pessoas. Cada tipo de pele é diferente e precisa de cuidados também diferentes.

Sabonetes neutros são os mais indicados, pois raramente causam irritações e ressecamento. Fragrâncias suaves são preferíveis às fortes, pela menor concentração de produtos químicos potencialmente agressivos.

Podemos encontrar o pH de alguns sabonetes nos rótulos, os que se aproximam de 5,5 são os mais neutros para a pele. Devemos usar separadamente sabonete para rosto e corpo.

Geralmente para o rosto preferimos os sabonetes líquidos, que são normalmente mais suaves e agridem menos a pele.

Para as peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes com alfa hidroxiácidos, (ácido salicílico, mandélico, glicólico etc), enxofre e outros ingredientes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros.

Diferenças entre os sabonetes líquidos e em barra

Diferenças entre os sabonetes líquidos e em barra: Os sabonetes líquidos podem ser mais suaves do que os sabonetes em barra. No caso dos sabonetes em barra, que têm consistência sólida, eles são produzidos por meio da adição de gordura animal e soda cáustica, além de corantes e conservantes. Isso resulta em um produto com pH alcalino, que contribui para o ressecamento da pele. Já o processo de produção dos sabonetes líquidos permite a adição de agentes hidratantes e emolientes, resultando em um produto com pH neutro, menos agressivo à pele. Se um sabonete será agressivo ou não à pele, tudo dependerá da formulação de cada um.

Hoje é possível encontrar sabonetes em barra com ação hidratante, mas na maioria dos casos os líquidos são menos agressivos. Existem sabonetes líquidos adstringentes específicos para peles oleosas, para isso é necessário observar a indicação de uso.

Sabonetes esfoliantes: Além de limpar, eles ajudam a remover a camada de células mortas da pele, contribuindo para mantê-la viçosa e livre de cravos e espinhas. Esses sabonetes normalmente se propõem a promover uma esfoliação discreta, dando à pele um ar mais jovial. Entretanto, se a esfoliação for demasiada ou inadequada, a pele pode sofrer várias pequenas lesões que prejudicam sua função de barreira contra agentes agressivos do ambiente.

Sabonetes esfoliantes:

Esponjas: São úteis quando usadas esporadicamente, como no momento em que uma limpeza mais profunda for necessária. Entretanto, seu uso diário pode causar esfoliação excessiva, determinando lesão à camada mais superficial da pele.

A esponja deve ser sempre macia e não pode arranhar a pele. A fricção não deve ser forte demais. Uma dica: para achar a força certa, é só prestar atenção na hora do banho: se a pele ficar vermelha, diminua a força ou aposente a esponja.

Cuidado com excessos: A limpeza rotineira deve empregar essencialmente água em temperatura ambiente e pequena quantidade de sabonete, apenas o suficiente para remover as impurezas nas áreas mais críticas, como rosto, axilas e partes intimas.

O uso de sabonete em excesso resseca a pele, removendo a película protetora de óleo que a natureza sabiamente coloca sobre ela com a finalidade de protegê-la. Para o corpo, os sabonetes de cor branca costumam ter menos corantes e oferecem, de maneira geral, menos risco de sensibilidade.

Temperaturas extremas devem ser evitadas. Água quente demais costuma causar irritação, pois favorece a penetração profunda de produtos cosméticos e sabonetes, além de remover toda a proteção natural da pele. A água fria demais, por outro lado, é difícil de tolerar e prejudica a higiene, podendo também irritar as peles mais sensíveis.

Complementos de limpeza: Demaquilantes, loções de limpeza e tônicos são bem-vindos quando há necessidade. Quando aplicadas uma vez ao dia, normalmente à noite, loções neutras de limpeza podem remover, com ajuda de algodão, impurezas (como resto de maquiagem e fuligem da poluição urbana) que de outra maneira permaneceriam sobre a pele.

Mas antes da escolha da loção certa para cada um é importante uma visita ao dermatologista, pois isso depende do tipo de pele e do que é usado nela durante o dia. Quem usa filtro solar com cor, pó, maquiagem em geral, pode se beneficiar de um bom tônico de limpeza e com demaquilantes principalmente na área dos olhos.

Importância da hidratação

Importância da hidratação: A pele é a primeira barreira do nosso organismo com o meio externo. As células da pele produzem uma secreção natural denominada de manto hidro lipídico, que promovem a sua adequada hidratação.

Essa lubrificação natural, produzida constantemente, protege contra ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e até infecções. Algumas das substâncias produzidas combatem possíveis bactérias que possam infectar a pele. Assim, a capacidade hidratante da pele não pode ser prejudicada; quando ela sofre alguma alteração é preciso repará-la com cremes específicos, os hidratantes, que ajudam a preservar as reservas de água e a lubrificação natural do corpo.

Sobre os hidratantes é importante observar os veículos da formulação que devem ser adequados para cada tipo de pele: gel e loção oil free são recomendados para peles oleosas e mistas; loção para peles normais; creme para peles secas.

Para o corpo, a indicação são os produtos à base de ureia e o lactato de amônio, que ajudam a manter a barreira hidro lipídica e evitar ressecamentos. Para saber qual o melhor produto para a limpeza diária e manutenção da saúde e beleza da pele, consulte um dermatologista. Ele avaliará as reais condições e necessidade da sua pele.

Por: Dra. Daniela Ferro Farias

Gostou? Compartilhe este conteúdo
Retornar à página principal do BLOG

Comente este post!

DADERM DERMATOLOGIA © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Website by Melhor Alcance