Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery

Oncologia Cutânea

Prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele.

A oncologia cutânea é a área da dermatologia que se ocupa do estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção dos tumores da pele. Existem numerosas variedades destas lesões, que podem ser malignos, benignos ou pré-malignos. São também numerosas as doenças que predispõem ou surgem em associação com os tumores da pele.

Os tumores malignos da pele, também conhecidos como neoplasias malignas da pele ou cancro da pele, são muito frequentes. Entre outros fatores associam-se fortemente à exposição da pele ao sol ao longo da vida. Por este motivo e também devido ao aumento da expectativa de vida da população, a sua incidência está aumentado. Os tipos mais frequentes de câncer de pele são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma, tendo cada um destes tumores, diversas subvariedades e existindo numerosos outros tipos menos frequentes de cancro da pele.

A apresentação, evolução, agressividade, prognóstico, mortalidade e tratamento variam de acordo com o tipo de tumor, cabendo ao especialista o diagnóstico, o tratamento e acompanhamento destes casos.

Como regra geral é aconselhável observação de um médico treinado sempre que surja uma alteração inexplicável da pele. Sobretudo se esta alteração perdurar por mais do que algumas semanas, nomeadamente feridas que não cicatrizam, modificação da forma, crescimento ou alteração da cor de lesão previamente existente, manchas novas com alteração localizada da cor da pele ou qualquer outro sintoma persistente sem causa conhecida.

Duvidas? Clique aqui e nos envie uma mensagem Acesse nosso Blog
Compartilhe este conteúdo
Conheça um pouco mais da Dermatologia:

DADERM DERMATOLOGIA © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Website by Melhor Alcance