Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery

Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digital

Diagnóstico precoce de melanoma cutâneo.

O mapeamento corporal consiste em fotografias digitais em alta resolução de todo o corpo em poses padronizadas, associado à dermatoscopia digital das lesões pigmentadas. Todas as lesões são minuciosamente avaliadas, sendo possível identificar lesões suspeitas, que devam ser retiradas ou acompanhadas clinicamente.

A dermatoscopia digital é realizada por médico treinado que permite estabelecer diagnóstico mais preciso das lesões pigmentadas da pele que são conhecidas como pintas ou nevos melanocíticos. Um aparelho chamado dermatoscópio ilumina de um modo especial a pele, aumentando de 20 a 70 vezes o tamanho da imagem da lesão, que então é analisada através de dados previamente estabelecidos.

O exame é realizado através de um software que processa as imagens e permite a comparação com imagens prévias, detectando o surgimento de lesões novas ou mudanças nas lesões pré-existentes. A avaliação dermatoscópica seriada comparativa das lesões pigmentadas pelo mapeamento corporal permite realizar diagnósticos muito precoces de nevos melanocíticos atípicos e do melanoma, mesmo quando a lesão ainda não preenche critérios clínicos para o diagnóstico. Isso ocorre porque os melanomas tendem a apresentar mudanças nas suas características morfológicas dentro de um curto intervalo de tempo, diferentemente das lesões benignas.

O exame é indicado para pacientes com múltiplas pintas, ou seja, múltiplos nevos melanocíticos, pacientes cujo aspecto do nevo melanocítico apresenta dúvidas no seu diagnóstico de benignidade, indivíduos que já tiveram melanoma, indivíduos com história de melanoma na família e ainda pacientes que apresentam múltiplos nevos atípicos.

Duvidas? Clique aqui e nos envie uma mensagem Acesse nosso Blog
Compartilhe este conteúdo
Conheça Outros Exames:

DADERM DERMATOLOGIA © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Website by Melhor Alcance