Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery

Cantoplastia (cirurgia de unha encravada)

Fique livre de quem está te incomodando.

A unha encravada é uma condição muito comum e desconfortável, que interfere na qualidade de vida por provocar dor e comprometer a estética.

Também conhecida como onicocriptose, ocorre quando parte da unha entra na pele, cresce e penetra causando um quadro inflamatório de grande incômodo. A pele ao redor da unha fica inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico (tecido lateral exuberante). Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente os "dedões". As unhas encravam quase sempre pelos cantos.

Os principais motivos de unha encravada são: a curvatura exagerada da unha, trauma crônico, corte inadequado, micose de unha, uso de calçados apertados ou de bico fino, retirada frequente da cutícula e uso de palitos na limpeza das laterais das unhas.

Pode ser tratada de forma cirúrgica em casos selecionados; porém, técnicas conservadoras como auxilio no corte, cauterização química e orientação do tipo de calçado, podem resolver muitas situações.

Em casos onde a cantoplastia é necessária, retira-se o canto encravado até a parte onde a unha é formada (matriz), acima da cutícula superior da unha, para elimina-la totalmente naquele local. O procedimento é feito com anestesia local. Após a cirurgia é indicado o uso de analgésico, anti-inflamatório e antibiótico oral. Orienta-se manter o membro elevado por 24 horas e fazer repouso por 48 horas. O primeiro curativo será trocado no dia seguinte. Quando houver pontos, serão retirados em sete a dez dias. Sapatos fechados e a prática de esportes devem ser evitados por aproximadamente um mês ou até a cicatrização total.

Contraindicações da cantoplastia: doenças vasculares, diabetes descontrolados ou de longa duração, problemas de coagulação, colagenoses e imunossupressão.

A escolha da melhor técnica para correção da unha encravada depende de seus fatores causais e dos hábitos de vida do paciente. A identificação dos motivos da onicocriptose são fundamentais para seu tratamento. Quando a cantoplastia é indicada o tratamento será definitivo.

Duvidas? Clique aqui e nos envie uma mensagem Acesse nosso Blog
Compartilhe este conteúdo
Conheça Outros Tratamentos:

DADERM DERMATOLOGIA © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Website by Melhor Alcance