Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery

Criocirurgia

Congelamento que trata.

Cauterização feita através do nitrogênio líquido em baixas temperaturas, para fins terapêuticos e estéticos da pele. Procedimento não invasivo, de rápida duração, que consiste na destruição seletiva de tecidos lesionados e também na diminuição do metabolismo das células da região afetada. A criocirugia é muito utilizada por ser um procedimento simples e eficiente no tratamento de diversos tumores benignos e malignos superficiais, além de manchas da pele.

O procedimento é realizado no próprio consultório médico, com aplicação do spray de nitrogênio na lesão a ser tratada. Pode causar dor que é variável de pessoa para pessoa. A aplicação prévia de anestesia local tópica ou por infiltração depende do tamanho da lesão, localização e sensibilidade à dor do paciente. Podem ser necessárias algumas sessões de criocirurgia para alcançar o objetivo final do tratamento.

Após o procedimento é importante o acompanhamento médico para avaliação da evolução da lesão. No local onde foi aplicado o nitrogênio liquido pode surgir uma bolha, que desaparece espontaneamente após alguns dias, com período de cicatrização total de 1 a 4 semanas. Os cuidados incluem a higiene da região afetada e aplicação de pomadas cicatrizantes. O uso de antibiótico tópico é recomendado dependendo da localização e tamanho das lesões tratadas. Proteção solar regular é necessária em todos os casos. É contraindicado a remoção das crostas formadas com o tratamento, elas caem espontaneamente durante o processo de ciatrização.

Indicações: Verrugas vulgares, manchas superficiais escuras ou claras, quelóides, alopecia areata, lesões de acne inflamatória, lesões vasculares hipertróficas, ceratoses seborreicas, ceratoses actínicas (lesões pré-cancerosas) e em casos selecionados tumores malignos superficiais.

Contra indicado para pacientes com urticária ao frio, doença de Raynaud, doenças autoimunes, diabetes descompensado.

A Criocirurgia pode ser combinada com outras técnicas como curetagem, shaving e infiltração de corticóide para resultados mais efetivos e tratamento mais rápido das afecções cutâneas.

Duvidas? Clique aqui e nos envie uma mensagem Acesse nosso Blog
Compartilhe este conteúdo
Conheça Outros Tratamentos:

DADERM DERMATOLOGIA © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Website by Melhor Alcance