Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery

Curetagem e Shaving

Procedimentos eficazes com cicatrizes esteticamente agradáveis.

Curetagem e Shaving são procedimentos simples e muito úteis, que consistem na retirada de lesões cutâneas superficiais com finalidade diagnóstica e/ou terapêutica.

Na curetagem, utilizando-se um instrumento conhecido como cureta, com extremidade arredondada e cortante. Para o tratamento de lesões pequenas, na maioria das vezes, não é necessário anestesia ou utiliza-se apenas cremes anestésicos aplicados com antecedência de 1 hora do tratamento, pois o procedimento é rápido. As principais indicações da curetagem cirúrgica superficial são a reitrada de molusco contagioso, ceratoses seborreicas, ceratoses actínicas (após uso de efurix). O material curetado pode ser enviado para análise patológica. Em lesões maiores, é necessária anestesia local. Nestes casos, geralmente se faz primeiro a retirada da lesão por eletrosecção e a curetagem é utilizada para remoção do tecido eletrocoagulado e de células que possam ter escapado do procedimento anterior. Pode ser necessário ainda complemento após a curetagem com laser de CO2 e criocirurgia. O tratamento de tumores malignos superficiais por shaving são selecionados pelo dermatologista e enviados para análise do médico patologista. O procedimento deixa uma ferida superficial que exige cuidados para a correta cicatrização.

No shaving, a lesão a ser tratada é seccionada paralelamente à superfície da pele com o uso de lâmina de bisturi ou tesoura muito fina, geralmente complementado com eletrocoagulação. Para esse procedimento utiliza-se anestesia local. As indicações são para tratamento de verrugas, acrocordons, nevos, corno cutâneo, carcinomas basocelulares e espinocelulares de pequeno tamanho. O material retirado pode ser enviado para análise patológica. Estes procedimentos proporcionam resultados estéticos satisfatórios.

Após curetagem e shaving a área tratada deve receber antibiótico tópico e pomadas que ajudam na cicatrização. A crosta formada não pode ser removida. O uso de filtro solar é obrigatório e é recomendado não expor-se ao sol.

Esses procedimentos são amplamente utilizados na cirurgia dermatológica por serem eficazes, apresentarem baixo risco e proporcionarem cicatrizes estéticas agradáveis.

Duvidas? Clique aqui e nos envie uma mensagem Acesse nosso Blog
Compartilhe este conteúdo
Conheça Outros Tratamentos:

DADERM DERMATOLOGIA © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Website by Melhor Alcance