Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery

Retirada de “pintas”, cistos, tumores de pele

Procedimento realizado com corte e sutura.

A excisão é um procedimento realizado para remover completamente uma lesão cutânea. Está indicado na retirada de “pintas”, cistos, lipomas, tumores benignos e malignos da pele. É feito com anestesia local e pode ser realizado tanto no consultório médico quanto em ambiente hospitalar. A lesão é removida com bisturi até a camada gordurosa da pele e o profissional se certifica de que todo o material foi retirado. Em casos de suspeita de tumores malignos, o dermatologista mede a área a ser removida e inclui uma margem de segurança.

O material extraído será enviado para análise patológica. Após a excisão da lesão, o local é suturado para melhor cicatrização. Dependendo do tamanho da ferida retirada e sua localização, pode ser necessário fazer um retalho cutâneo (“puxar” a pele que margeia a lesão para conseguir fechar a ferida operatória), ou ainda pode ser necessário fazer um enxerto (quando utiliza pele de outro local do corpo para “tampar” a área aberta).

Os pontos serão retirados em sete a quinze dias, durante este período é importante cuidados de higiene na ferida e eventualmente será utilizada pomada antibiótica. Após a retirada dos pontos, é recomendado o uso de cicatrizante tópico. A aplicação de filtro solar nas lesões expostas será fundamental para resultado estético final. Está contra indicado tomar sol no local.

Eventualmente, pode-se deixar a ferida operatória fechar sem a realização de pontos, este procedimento é conhecido como cicatrização por segunda intenção. É um método simples, de rápida cicatrização e que permite um resultado estético satisfatório.

A abordagem para retirada das lesões de pele pode ocorrer por necessidade diagnóstica ou por suspeita de malignidade. Porém, se o paciente se mostra incomodado esteticamente com alguma lesão benigna ou de localização indesejada, esta pode ser extraída. Avalia-se benefício versos cicatriz.

Duvidas? Clique aqui e nos envie uma mensagem Acesse nosso Blog
Compartilhe este conteúdo
Conheça Outros Tratamentos:

DADERM DERMATOLOGIA © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Website by Melhor Alcance